Você sempre ouviu falar que a Dermatologia é a área da medicina que trata de todos os problemas relacionados à pele e aos cabelos, certo? Então, o que vem a ser essa tal de “Tricologia”? E o que esse profissional conhecido como médico tricologista faz, afinal?
A Tricologia é uma subárea dentro da Dermatologia, ou seja, também corresponde a uma especialidade médica. Surgida no início do século XX, na Inglaterra, a Tricologia une ciência e estética para atender pessoas com problemas capilares.
Qual a diferença entre a Dermatologia e a Tricologia?
A Dermatologia é o ramo da Medicina que estuda a pele, a sua estrutura, funções e doenças. Do mesmo modo como outras áreas da Medicina, a Dermatologia também abriu espaço para outras ramificações, entre as quais está a Tricologia – a ciência que se encarrega do estudo dos pelos ou dos cabelos.
O dermatologista é o médico capacitado para tratar todos os problemas relacionados à pele. O couro cabeludo, por sua vez, também é uma pele que reveste o crânio, protegendo-o de traumatismos e de radiações solares. Logo, todo dermatologista pode tratar de problemas como queda excessiva de cabelo, calvície, etc., uma vez que ele apresenta conhecimentos gerais a respeito das suas causas e dos seus possíveis tratamentos. Contudo, ao se especializar em Tricologia, ele passa a se apropriar de conhecimentos bem mais aprofundados para tratar de todas as questões relacionadas especificamente à saúde capilar.
Para ficar ainda mais claro, podemos fazer a seguinte comparação: a Tricologia é uma subdivisão da Dermatologia, assim como a Diabetologia é uma subdivisão da Endocrinologia. Todo médico endocrinologista detém conhecimentos médicos para tratar um paciente com diabetes; todavia, um médico diabetólogo detém conhecimentos ainda mais específicos em relação a essa doença e às suas possibilidades de tratamento. É a mesma coisa entre o dermatologista e o médico com especialização em Tricologia.
Como é a consulta com o médico tricologista?
Ao recebê-lo no seu consultório, o médico tricologista faz um levantamento e uma avaliação sobre o seu cabelo e o seu couro cabeludo. Para isso, ele elabora várias perguntas e pode solicitar diversos exames.
A partir dos resultados, ele identificará o que está comprometendo a sua saúde capilar e indicará o tratamento mais efetivo para a sua necessidade, conforme as especificidades do seu caso. Normalmente, ele indica ainda um cronograma capilar, com procedimentos tópicos e medicação. Mas também é possível que ele solicite outros procedimentos, a exemplo da terapia com laser, se considerar que essa ou outras técnicas podem contribuir para um melhor resultado.
Os tratamentos cumprem ciclos, com intervalos-padrão entre as sessões. Dependendo do caso e da resposta ao tratamento, as consultas ao médico tricologista têm uma frequência menor. De toda forma, é preciso atenção para não deixar os cuidados de lado: para evitar novas alterações ou agravamento do problema, é preciso seguir uma nova rotina, de acordo com as recomendações desse especialista.
E a Tricosalus tem uma equipe médica com essa especialização?
Sim!
Além da formação em Medicina, a dra. Tânia Maria Andrade (CRM 168.091) e a dra. Isabela Assumpção (CRM 158.643), por exemplo, têm pós-graduação em Dermatologia e em Tricologia. Com amplo conhecimento em patologias do couro cabeludo, elas atuam aqui na Tricosalus Clinics tratando de todas as particularidades relacionadas à saúde do couro cabeludo e dos fios.
Então, se você deseja agendar uma consulta com um time de especialistas com comprovada experiência na área, entre em contato pelos telefones (11) 4550-1420 ou (11) 98348-0349 (WhatsApp). Estamos à sua disposição!