Queda de Cabelo e Vitamina D: falta de vitamina D pode causar queda de cabelo?

Queda de Cabelo e Vitamina D: falta de vitamina D pode causar queda de cabelo?

Você sabia que, quando o assunto é a queda de cabelo excessiva, a deficiência de vitaminas está entre as principais causas para o surgimento desse problema? E que, em especial, costuma ser bastante frequente a relação entre a queda acentuada dos fios e a falta de vitamina D?

Conforme já explicamos em Queda de Cabelo e Alimentação: má alimentação pode provocar queda de cabelo?, a adoção de uma dieta pouco balanceada repercute de modo negativo no nosso corpo. E o baixo consumo de alimentos ricos em nutrientes, tais como as vitaminas, pode impactar a nossa saúde de diversas maneiras, inclusive a nossa saúde capilar.

omo a vitamina D influencia na saúde dos fios?

No que se refere especificamente aos cabelos, a ação das vitaminas consiste em nutrir profundamente os fios.

No caso da vitamina D, além de ser imprescindível à boa formação dos nossos dentes e ossos, ela também estimula o folículo piloso e as células que formam a estrutura capilar, sendo uma das vitaminas que mais exercem influência sobre o nosso organismo.

Confira no vídeo a explicação dada pela Ana Maria Ventura, diretora e consultora da Tricosalus:


A vitamina D é encontrada principalmente em peixes de água fria, como o salmão e o bacalhau. O leite, os ovos e a manteiga são também ótimas fontes desse tipo de vitamina.

Os alimentos, porém, são responsáveis somente por 10% da nossa absorção de vitamina D; fundamental nesse processo e responsável pelos demais 90%, é o sol que ativa a produção de vitamina D na pele.

Como cada vez menos nos expomos aos raios solares, a suplementação da vitamina D pode acabar se tornando necessária. No entanto, se este for realmente o caso, é o médico quem deverá prescrevê-la, mediante a análise dos exames laboratoriais.

Por isso mesmo, diante da queda de cabelo em quantidade acentuada, o mais recomendado é procurar o especialista da área para que o diagnóstico possa ser feito corretamente.

Para dermatologistas com conhecimento em patologias do couro cabeludo, você também pode contar com a equipe médica da Tricosalus, que realizará uma avaliação completa e, claro, indicará o tratamento mais efetivo para o seu caso.

Se deseja agendar uma consulta com um time de especialistas com comprovada experiência na área, entre em contato pelos telefones (11) 4550-1420 ou (11) 98348-0349 (WhatsApp). Estamos à sua disposição!


Comentários do Facebook