Como cuidar do cabelo no verão?

Como cuidar do cabelo no verão?

Para tratar dos cuidados com o cabelo no verão, vamos antes compreender um pouco melhor como as altas temperaturas podem impactar na saúde e na aparência dos fios?

Os fios são compostos por uma proteína dura, rica em enxofre e já bem conhecida: a queratina. Apesar de ser uma estrutura morta (é o mesmo elemento encontrado em pelos e unhas), essa substância age como uma espécie de isolante, mantendo a hidratação e os nutrientes necessários para uma aparência saudável.

O que acontece é que os raios ultravioletas acabam sendo prejudiciais justamente por degradarem os componentes dessa proteína, como os aminoácidos tirosina e a fenilalanina, levando à fragilidade e à alteração do aspecto do fio.

Além dos danos na textura dos fios, a cor também está sujeita a alterações. As perdas de proteína causadas pelos raios UVA e UVB afetam a tonalidade, deixando-os mais dourados ou avermelhados.

A indústria cosmética possui ótimas opções para a reparação das estruturas danificadas, mas o problema é saber quando utilizar cada produto. Ao se expor à radiação solar, devem ser utilizados os cremes específicos para essa finalidade, pois a química somada ao sol pode resultar numa combinação bastante perigosa.

E o que fazer para proteger os cabelos do Sol?

Nesse caso, são três os cuidados principais:

1. Utilize bonés e chapéus (mas atenção às recomendações!)

Para quem gosta de um visual mais produzido, bonés e chapéus podem ser excelentes opções.

Os modelos ideais são aqueles que permitem ventilação (com “furinhos” ou uma malha bem aberta) e de tecidos de secagem rápida e menor retenção de suor. Isto porque, ao diminuir o calor e a umidade, há um menor risco de agravamento de dermatite seborreica preexistente.

Uma boa opção também são aqueles oferecidos por lojas especializadas em produtos dermatológicos em que as fibras do tecido do boné e do chapéu possuem filtros solares, conferindo proteção extra para quem vai se expor ao sol.

2 Aplique filtro solar capilar

O filtro solar forma uma película em torno do fio para refletir a luz solar, impedindo que o raio extraia a umidade do cabelo e prejudique a sua haste.

A recomendação é de que o produto seja aplicado em toda a extensão do cabelo, 30 minutos antes da exposição ao sol, para que os ativos tenham tempo de agir.

Já na praia ou na piscina, a reaplicação é fundamental sempre após um mergulho.

Embora não existam pesquisas científicas que indiquem qual a intensidade de proteção do protetor solar capilar, os dermatologistas afirmam que, além de proteger do sol, esses produtos hidratam e selam o cabelo.

3. Previna-se com a ajuda do especialista

Ainda no que diz respeito a prevenir os danos, o melhor a fazer continua sendo passar por uma consulta com o profissional especializado na área: o médico dermatologista.

Para dermatologistas com conhecimento em patologias do couro cabeludo, você também pode contar com a equipe médica da Tricosalus, que realizará uma avaliação completa e, claro, indicará o tratamento mais efetivo para o seu caso.

Se deseja agendar uma consulta com um time de especialistas com comprovada experiência na área, entre em contato pelos telefones (11) 4550-1420 ou (11) 98348-0349 (WhatsApp). Estamos à sua disposição!

Comentários do Facebook