Quando o assunto é a alopecia (nome científico da calvície), será que a mesoterapia capilar realmente funciona?
A mesoterapia capilar é inicialmente indicada para a queda de cabelo desencadeada principalmente por dermatites, produtos químicos, alterações hormonais e/ou estresse.
Injetado por meio de microinfiltrações feitas com seringas ou com uma “pistola” automática, o conteúdo é prescrito por um especialista e pode conter fórmulas homeopáticas, vitaminas, aminoácidos, coenzimas, antiandrógenos ou outros princípios ativos que ele vier a indicar.
No que diz respeito aos resultados da mesoterapia, eles são variáveis, o seu benefício é controverso e a sua eficácia não pode ser comprovada por estudos. Por se tratar de um procedimento invasivo, pode ocorrer inchaço, vermelhidão e infecção local, além de outros efeitos adversos específicos relacionados aos princípios ativos presentes.
De todo modo, o que se sabe é que, em estágios mais avançados, a calvície não responde aos estímulos provocados por esse procedimento. Isto porque, nesses casos, a raiz do cabelo já está morta, impossibilitada de voltar a “criar” um novo filamento. Assim, o objetivo dessa técnica consistiria em somente reativar as estruturas do sistema capilar que por algum motivo tenham o seu funcionamento prejudicado.
Para mais esclarecimentos, assim como para a própria recomendação de que seja ou não realizada a mesoterapia capilar, é indispensável uma avaliação realizada pelo profissional da área, que é o médico dermatologista – preferencialmente, aquele com conhecimento em patologias do couro cabeludo.
Para dermatologistas com conhecimento em patologias do couro cabeludo, você também pode contar com a equipe médica da Tricosalus, que realizará uma avaliação completa e, claro, indicará o tratamento mais efetivo para o seu caso.
Se deseja agendar uma consulta com um time de especialistas com comprovada experiência na área, entre em contato pelos telefones (11) 4550-1420 ou (11) 98348-0349 (WhatsApp). Estamos à sua disposição!